14 de dezembro de 2009

Comício republicano no Porto - 1908

Ilustração Portuguesa, nº111, 6 de Abril de 1909

Onde ficava o "jardim do Grémio Recreativo? Que "rua próxima" era aquela? Alguém pode ajudar?

8 comentários:

Hamingjur disse...

Caro Gabriel,

Intrigado pela sua pergunta e querendo igualmente ajudar e tentar saber mais da minha cidade encontrei algo que o poderá ajudar a identificar quer o espaço quer as ruas adjacentes.

No blog "Ruas da minha terra" encontrei isto: http://ruasdoporto.blogspot.com/2006/09/rua-cndido-dos-reis.html
e aí temos as localizações do Club Portuense mais tarde chamado de Grémio Portuense. Não dá o nome das ruas mas diz os edifícios que ocupou já é é um ponto de partida para a investigação!

Cumprimentos deste leitor assíduo
Miguel Ribeiro

Porta Nobre disse...

Caro Gabriel,

Na última foto, da multidão a dispersar, surge a entrada do Jardim Passos Manuel; aliás tema de um seu post anterior.

Seria o Grémio nesse mesmo local? Ou quem sabe bem ali perto, talvez do outro lado da rua?...

Gabriel Silva disse...

Caros,

obrigado pelas informações.

Com elas e pensando melhor, creio que o dito Grémio deveria funcionar nos Jardins de Passos Manuel, (de facto a segunda imagem é a da sua entrada e jardins por ali perto não haveria mais nenhum) pelo que a "rua proxima" seria a Passos Manuel.

Hamingjur disse...

Meus Caros,

Observando a foto e sabendo qual a pendente da rua de Passos Manuel, penso que não possa ser essa a rua (a não ser que a rua tenha mudado de aspecto neste último século).

Sabendo que o Grémio Portuense, pelas referencias que encontrei nunca se ter situado lá perto, daí a minha insistência em apontar para uma rua próxima de onde se situou o Palacete Ferreirinha então demolido na praça da Trindade, espaço hoje ocupado pela Câmara municipal.

Nuno Resende disse...

Caros Amigos
Tem razão o Miguel Ribeiro ao por a hipótese da zona da Trindade. De facto estre Grémio ficava para a rua do Bonjardim (e esta é a que aparecer numa das imagens), no espaço do actual edifício dos CTT. Aliás, este comício, onde Afonso Costa pode exercitar os seus talentos de agitador, ficou conhecido como o Comício do Bonjardim.
Parabéns pelo blog. Sou formador de uma disciplina chamada "Património do Porto" e tenho sugerido este espaço para consulta.
Cumprimentos,
Nuno Resende

Gabriel Silva disse...

Caro Nuno,

agradeço as suas palavras.

No entanto, o famoso Comício do Bonjardim julgo ter ocorrido em 1897, e não em 1909. Pelo menos foram as referências que encontrei na net.

Nuno Resende disse...

Caro Gabriel, sim tem razão, não reparei na data das fotografias. O Comício do Bonjardim foi em 1897. O que não implica não tenham existido outros, no mesmo local - inclusive ligados ao Grémio Recreativo, espaços como sabe, atreitos às ideias republicanas. Julgo assim que a Rua seja a do Bonjardim.

Anónimo disse...

Boa tarde
encontro-m a fazer um trabalho sobre a rua passos manuel no Porto. Este blog tem-m ajudado a encontrar algumas imagens de q necessito... e este post suscitou-m a atençao :) posso afirmar com toda a certeza q a ultima imagem desse recorte é da saida do comicio republicano em 1908 que foi efectuado no Salao jardim Passos Manuel, o postal original é do editor Le Temps Perdu. e a rua onde sao tiradas as fotos é Rua Passos Manuel da qual ja tenho a quase totalidade dos alçados :)
se nao fosse muito incomodo agradecia que s tivesse mais alguma informação sobre a rua me contacta-s :) estou disponivel pra troca de informaçao se estiver interessado :) agradeço a atençao :)
toolost@sapo.pt