7 de abril de 2010

Saudação ao Brasil

do «Relatório da Comissão Municipal
Lido em Sessão plenária da Câmara de 25 de Julho de 1888

Senhores:

É esta a nossa primeira reunião depois que no grande império do Brazil se realizou um facto tão extraordinário, tão grandioso, que não o relembrar aqui, seria omissão pouco desculpável.
Sabe a Câmara que em 13 de Maio de 1888. S. A. a Princeza Regente do Brazil teve a imensa felicidade de referendar o decreto que aboliu a escravidão n'aquella briosa e sympathica nação.
Tal acontecimento veio satisfazer á mais justa, á mais santa, á mais nobre aspiração dos brazileiros, não podia deixar de impressionar profundamente os portugueses, seus verdadeiros irmãos.
E o Porto, que sempre tem mantido com o Brazil as mais íntimas e estreitas relações, que pelo seu comércio, industria e habitantes, vive a vida d'aquella grande nação, não pode esquivar-se ao inefável prazer de lhe patentear officialmente o seu sincero applauso e a sua enthusiasta admiração.
Para tal fim, lembra a comissão executiva que, em nome do Porto, a sua Câmara Municipal envie uma mensagem a S. A. a Princeza Regente do Brazil, patenteando-lhe o elevado apreço que lhe mereceu a abolição da escravidão em todo aquelle vasto e brioso império.»

1 comentário:

NR disse...

Notável acto que custou a coroa dos Imperadores do Brasil...