9 de março de 2012

Esculturas do Porto: «FLORA»

Localização: Jardim da Cordoaria.

Escultura da autoria de António Teixeira Lopes, inaugurada a 20 de Agosto de 1904.


Foto G.S.

Obra realizada em homenagem ao horticultor e floricultor José Marques Loureiro, cujo nome e efige em bronze se encontravam na base da peça, mas da qual desapareceu, apenas restando algumas letras metálicas do nome do homenageado.
Nascido em 13 de Dezembro de 1830, na freguesia de Besteiros, concelho de Amares, instalou-se na cidade do Porto em 1844. onde arrendou a Quinta das Virtudes, criando o Horto das Virtudes, pelo qual se tornou famoso, dada a grande criatividade, conhecimento e beleza das suas produções. Autor, entre muitos outros jardins do norte de Portugal, do Parque das Termas de Vizela (1885/1886).  Participou em diversas exposições, nacionais e internacionais, obtendo reconhecido mérito. Fundador e director do Jornal de Horticultura Pratica (1870/1892). Criou em 1849 a Companhia Hortícola-Agrícola Portuense, a qual tinha também arrendado um campo de cultivo na Rua da Rainha, actual rua de Antero de Quental, em terrenos onde foi construído o Campo da Rua da Rainha, primeiro palco desportivo do F:C.P. fundado em 1906. Criador de várias espécias de camélias, entre as quais a «Bela portuense» e «Picturata Plena Portuensis». Faleceu no Porto em 14 de Junho de 1898.


A peça que falta ao monumento e que foi furtada ou que se encontra desparecida, é esta, a da direita (via Dias com Arvores)

4 comentários:

Armando Pinto disse...

O F C Porto foi fundado em 1893. A anterior referência de 1906 era um mito inventado, a tal ponto que a data referida desse ano nem coincidia com o dia da semana a que se referiam os que começaram com essa história. Portanto e conforme os documentos oficiais e inclusive notícias de jornais, o FCP foi fundado a 28 de Setembro de 1893.

Gabriel Silva disse...

Caro Armando Pinto,

A propósito desses «mitos», remeto-o para o relato da fundação do actual F.C.Porto feito pelo seu primeiro secretário:

http://www.portoantigo.org/2007/06/grupo-do-destino-e-foot-ball-club-do.html

Margarida disse...

De vez em quando venho ler o seu blog. Os textos e fotos sobre esta belissima cidade encantam-me.

Bom trabalho!

Pinto Felgueiras disse...

A propósito dos mitos referidos, quanto à "pseudo" fundação do FCP em 1906, não se pode ir por relatos mas por notícias escritas,documentais, como as há...de 1893, no Diário Ilustrado e no Jornal de Notícias desse tempo.