16 de dezembro de 2012

As fotos de A. W. Cutler (1922)

A. W. CUTLER, é o nome de um fotógrafo que em 1922 esteve em Portugal (e na cidade do Porto) ao serviço da revista National Geographic (fundada em 1888), publicação bem conhecida pela qualidade dos trabalhos fotográficos e por ter uma dimensão jornalística de retrato de paisagens naturais e humanas, de vários lugares do mundo.

Quanto ao fotógrafo, embora exista um acervo significativo de várias reportagens em diversas partes do mundo, não encontrei referencias, nem ao seu nome verdadeiro, local de nascença ou morte.

Uma notícia de 1935, num jornal australiano, dá conta do falecimento de um Mr. A. W. CUTLER, nascido em 1875, o qual seria membro da The National Rifle Association of New South Wales e um famoso atirador, vencendo mesmo vários torneios. Apesar da semelhança do nome, não parece tratar-se da mesma pessoa, pois que no obituário nada é dito sobe a sua profissão de fotografo.

De qualquer forma, a sua passagem pela cidade do Porto ficou marcada por algumas fotografias, todas a cores (curiosamente o seu único trabalho colorido foi realizado na viagem a Portugal) que aqui se publicam:





Sem comentários: