7 de março de 2013

Segway em 1919

Foto: capa da revista Ilustração Portugueza, 12 de Agosto de 1919

Já em 1919 as «senhoras elegantes», pelo menos na cidade do Porto, davam os seus passeios numa trotinete a motor, antepassada dos modernos segway
Tratava-se de um veículo a 4 tempos, com 155 cc e velocidade máxima de cerca de 30 km por hora, fabricado nos EUA pela Autoped Company of Long Island City (Nova Yorque) entre 1915 e 1921 e criado por Arthur Gibson e Joseph Merke.
Mais tarde a germanica Krupp também fabricou  sob licença esses veículos entre 1919 e 1922, bem como outras empresas, na Checoslováquia e Inglaterra. 
A forma de funcionamento era bastante simples, bastando empurrar a colina da direcção para a frente para o veículo se mover, ou puxar para trás para travar. E podia ser dobrada na horizontal  para ser fácilmente arrumada ou transportada à mão.


1 comentário:

Rita RSilva disse...

Caro Gabriel Silva, felicito-o pelas suas publicações. São sempre muito interessantes. Gostei particularmente desta, pelo que tomei a liberdade de a transcrever para o meu blogue, divulgando a fonte. Pretendo assim divulgar os seus textos. Cumprimentos e continuação de um excelente trabalho!